sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Aparelhos para tratamentos estéticos

Ultra-som de 1Mhz e  3Mhz Pulsado e Contínuo (Uso estético e fisioterápico)
Indicações: Ultrasom 3Mhz para estética eficaz no tratamento contra a celulite e pós operatório, e de 1Mhz para tratamento fisioterápico.
Definição
A aplicação de ultrassom promove hiperemia graças ao aumento da circulação sangüínea na zona tratada. Este processo deve-se ao efeito térmico e a ação das substâncias vasodilatadoras que ativam o metabolismo local.

Paralelamente, ocorre um aumento de permeabilidade das membranas, favorecendo, além do efeito estimulador da circulação os intercâmbios celulares, reabsorção de edemas. O Ultrassom tem ainda efeito analgésico e de relaxamento muscular pela ação térmica que age diretamente nas fibras contráteis e nervosas.

Desta forma, o ultrassom torna-se um poderoso aliado do trabalho do profissional no combate a celulite localizada.
Efeitos Básicos produzidos pelo Ultrassom
  • Efeito Mecânico: A sonorização produz sobre o organismo uma série de pressões e descompressões que conferem um movimento oscilatório das partículas intra e extras celulares. Desta forma se vêem submetidas a uma aceleração violenta, com paradas bruscas, originando variações de pressão consideráveis. Esses conjuntos de efeitos formam a micromassagem a nível celular que:
  • Produz um aumento da permeabilidade da membrana celular, acelerando o intercâmbio de fluidos, favorecendo o processo de difusão e melhorando o metabolismo celular;
    Pode produzir desagregações de complexos celulares e macromoléculas;
  • Favorece a liberação de aderências, provavelmente pela separação das fibras colágenas.
  • Efeito Térmico: a energia mecânica absorvida pelos tecidos pode transformar-se em energia térmica, já que o organismo não é completamente elástico opondo uma resistência ao movimento mecânico, tendo um resultado final à produção de calor.
Esta produção de calor contribui para a estimulação do metabolismo celular e da circulação sangüínea, favorecendo a instalação de uma hiperemia na região.

Independente dos efeitos benéficos da produção de calor temos que manter o cabeçote do ultra-som sempre em movimento contínuo para evitarmos uma produção exagerada de calor em um só local.
  • Efeito Químico: como conseqüência dos fatores mecânicos e térmicos, aparecem umas séries de reações químicas como:
  • Liberação de substâncias vasodilatadoras;
  • Desagregação de moléculas complexas;
Corrente Russa
Corrente Russa ou Estimulação Russa é o nome do tratamento de tonificação muscular realizado através de um aparelho de eletroterapia capaz de promover a contração muscular, por meio de corrente elétrica de média e baixa frequencia, despolarizada.
Hoje a corrente russa é muito utilizada para os tratamentos estéticos de flacidez muscular e modelagem corporal.
Indicação: Flacidez
Como funciona: A corrente russa possibilita trabalhar fibras musculares vermelhas, que são as de tonicidade e as brancas que são de velocidade.
A forma de usar a estimulação russa muda de acordo com a finalidade do tratamento, que é indicado para flacidez muscular dos glúteos, abdome, coxas, braços. Pode ser feito no pós-parto após emagrecimento, antes e depois de cirurgias plásticas. Em atletas recupera a força muscular, além de estimular o fluxo sangüíneo e linfático.
Numero de sessões indicadas: 10 sessões
                                     Vácuo endérmico

Indicação: para combater a celulite e a redução de medidas, esse aparelho faz uma massagem profunda, drenando, estimulando a circulação e promovendo a tonificação muscular, além de firmar a pele.
O que é: É um tratamento não-invasivo realizado por um equipamento com efeito de sucção e rolamnento por vacuo nas zonas atingidas pela gordura localizada e celulite.
Como funciona: Essa técnica pode ser aplicada em qualquer parte do corpo, sendo realizada por pequenos rolos que possuem um sistema de sucção na parte central do aparelho, que proporciona um relaxamento muscular, favorecendo a circulação local, aumentando a oxigenação do tecido e permitindo a eliminação das toxinas pelo organismo
Sua maior aplicação é para o tratamento de celulites graus I, II e III, com muito sucesso e resultados satisfatórios.
Resultado: Auxilia na redução de medidas e permite também uma rearbsorção do edema entre as células. Assim, além de fazer uma drenagem linfática, libera endorfina, fazendo com que o paciente tenha uma enorme sensação de conforto e bem estar.
Numero de sessões indicadas: em média 10 sessões
                                       Microcorrente
A microcorrente pode ser definida como um tipo de eletroestimulação que utiliza correntes com parâmetros de intensidade na faixa dos microampéres, de baixa freqüência, podendo apresentar correntes contínuas ou alternadas. Também é chamada de MENS (Micro Electro Neuro Stimulation).

O objetivo da técnica é promover a revitalização cutânea, melhorando a flacidez muscular, elasticidade, a viscosidade e o brilho da pele, que ocorre devido à formação de um campo bioelétrico natural, que promove revitalização celular.   

A polaridade dos tecidos não-excitáveis tem sido documentada nas últimas décadas. Todas as funções e atividades do corpo envolvem de alguma forma a eletricidade. Segundo Okuno (2006, apud Borges, 2006), o conhecimento dos fenômenos elétricos é importante para uma melhor compreensão dos complexos processos físicos e químicos que caracterizam a vida.
IndicaçõesNa estética a utilização da microcorrente deve-se basear nos seus efeitos fisiológicos e terapêuticos. As aplicações que mais se destacam são:

a) Acne (antiinflamatório, cicatrizante, bactericida e antiedematoso);

b) Involução cutânea (aumento do número de fibroblastos e realinhamento das fibras colágenas, potencializa a circulação linfática diminuindo edema);

c) Pós operatório de cirurgia plástica (cicatrizante, antiinflamatório e antiedematoso);

d) Estrias (rearranjo das fibras colágenas);

e) "Cansaço" muscular facial (eliminação de metabólitos celulares, relaxamento muscular, restabelecimento da bioeletricidade tecidual);

f) Celulite (antiedematoso);

g) Pós peeling (cicatrizante, antiinflamatório, restabelecimento da bioeletricidade tecidual);

h) Lontoforese;

Craft (1998) afirma que a terapia de microcorrentes rejuvenesce tecidos sem deixar cicatrizes, e é a forma natural de curar mais rápida do mundo.

Aplicação das Microcorrentes no Pré e Pós-Cirúrgico
Antes da cirurgia plástica é importante o preparo da pele quanto aos aspectos de hidratação, nutrição e elasticidade que beneficiam o momento cirúrgico tanto favorecendo a atuação do médico como o próprio paciente.
A aplicação das microcorrentes pode ser feita em 10 sessões antes da cirurgia em uma ou duas aplicações semanais. Podem ser associados produtos cosméticos ionizáveis com princípios ativos hidrantes e nutritivos nesta fase de pré-cirúrgico.
Após a cirurgia as microcorrentes podem ser utilizadas como auxiliares no processo de redução de edemas e hematomas e ainda como elemento de ativação do processo de cicatrização.
Contra-indicações
 
  • Alergia ou irritação á corrente elétrica
  •  Sobre útero grávido
  • Eixo cardíaco
  • Eixo de marca passo
Obs: O uso de microcorrentes em pacientes desidratados pode causar náuseas, tontura e/ou dores de cabeça.
O paciente pode se queixar de “ choques “ elétricos quando a microcorrente é aplicada em um tecido cicatricial.




Nenhum comentário:

Postar um comentário