sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

obesidade

A preocupação com a aparência e com o peso é constante na vida moderna. Manter-se dentro da faixa de peso normal é importante para manutenção da saúde e prevenção de doencas. Devemos lembrar que pessoas acima do peso não são necessariamente obesas. Obeso é o indivíduo que apresenta índice de massa corporal (IMC) maior ou igual a 30. O IMC é calculado através da seguinte fórmula:
Peso / (alt x altura), por exemplo: uma pessoa com 1,68 e 62 kg tem um IMC =21,9   62/ (1,68×1,68).
IMC ( kg/m2)

18 a 24,9
Peso saudável
25 a 29,9
Sobrepeso
30 a 34,9
Obesidade Grau I
35 a 39,9
Obesidade Grau II
40 ou mais
Obesidade Grau III

IMC ( kg/m2) 18 a 24,9 Peso saudável 25 a 29,9 Sobrepeso 30 a 34,9 Obesidade Grau I 35 a 39,9 Obesidade Grau II 40 ou mais Obesidade Grau III
. Tratamentos estéticos objetivando diminuição de gordura localizada, melhora da flacidez  e da tonificação muscular apresentam resultados promissores e são eficientes na melhora da autoestima e no estímulo ao maior empenho do paciente em atingir seu peso ideal.
Lembramos que ao atingir o peso saudável um tratamento de manutenção deve ser instituído e os hábitos de alimentação balanceada e exercícios físicos não podem ser abandonados.
Obesidade e Pele
Outro problema comum nas pessoas obesas é o aparecimento, na área do pescoço e axilas, de lesões de pele pedunculares , chamadas fibromas moles ou acrocórdons, que são semelhantes ás verrugas. Para eliminar esse tipo de lesão o dermatologista utiliza-se do procedimento cirúrgico, através de aparelhos eletrônicos que emitem radiação, como é o caso do laser.
Os quilos extras causam, também, uma diminuição da globulina transportadora de esteróides sexuais (hormônios) - "SHGB" - levando a um aumento de testosterona livre, criando um terreno favorável para a pele oleosa, a acne e o hirsutismo - aumento de pêlos no corpo das mulheres.
Outra ocorrência ocasionada pelo excesso de testosterona circulado pelo corpo é o escurecimento das axilas, virilhas e de outras áreas onde existem dobras.
O peso além do normal pode provocar também nas mulheres um aumento dos seios causando, como conseqüência, além de problemas na coluna dorsal, um estiramento excessivo da pele, levando ao aparecimento de estrias (víbices), que podem surgir também em outras partes do corpo. No caso das estrias, o tratamento indicado pelo dermatologista é a mesoterapia, que vem conseguindo bons resultados. 
Ainda com relação aos problemas de pele ligados à obesidade pode-se citar o fato de que a região que fica entre os dedos e a área localizada sob os seios tende a descamar, com mais facilidade, tornando-se suscetível ao aparecimento de micoses (tinhas).
Problemas de cabelo relacionados ao aumento de peso 
Atualmente, tem-se conhecimento que a calvície - uma das grandes preocupações dos homens em geral -, é causada por uma miniaturização dos pêlos do couro cabeludo devido à ação da diidrotestosterona, que é um metabólito da testosterona, cujo aumento na circulação depende, em muito, do colesterol.
a calvície hereditária pode ser agravada, ou acelerada, por uma dieta rica em gordura animal.
Reeducação Alimentar
Independente do tratamento proposto, a reeducação alimentar é fundamental, uma vez que, através dela, reduziremos a ingesta calórica total e o ganho calórico decorrente. Esse procedimento pode necessitar de suporte emocional ou social, através de tratamentos específicos (psicoterapia individual, em grupo ou familiar). Nessa situação, são amplamente conhecidos grupos de reforço emocional que auxiliam as pessoas na perda de peso.
Independente desse suporte, porém, a orientação dietética é fundamental.
Dietas somente com alguns alimentos (dieta do abacaxi, por exemplo) ou somente com líquidos (dieta da água) também não são recomendadas, por apresentarem vários problemas. Dietas com excesso de gordura e proteína também são bastante discutíveis, uma vez que pioram as alterações de gordura do paciente além de aumentarem a deposição de gordura no fígado e outros órgãos
Drogas
A utilização de medicamentos como auxiliares no tratamento do paciente obeso deve ser realizada com cuidado, não sendo em geral o aspecto mais importante das medidas empregadas. No que se refere ao tratamento medicamentoso da obesidade, é importante salientar que o uso de uma série de substâncias não apresenta respaldo científico. Entre elas se incluem os diuréticos, os laxantes, os estimulantes, os sedativos e uma série de outros produtos freqüentemente recomendados como "fórmulas para emagrecimento". Essa estratégia, além de perigosa, não traz benefícios a longo prazo, fazendo com que o paciente retorne ao peso anterior ou até ganhe mais peso do que o seu inicial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário